Dúvidas frequentes

Sobre o consórcio

É a fração correspondente a participação numericamente identificada que cabe a cada consorciado, ou seja, é o número que identifica você no grupo.

Um grupo é a união de consorciados (pessoas físicas ou jurídicas), que tem como interesse comum a compra de bens ou serviços.

Sua formação acontece por parte da Administradora, de uma quantidade suficiente de pessoas com os mesmos interesses para formar um grupo de consórcio. O grupo será formado quando o valor arrecadado for suficiente para entregar a maior carta de crédito.

Não há taxa de entrada ou adesão. O cliente passará a ser ativo a partir do pagamento da primeira parcela. Contudo, durante o decorrer das parcelas do consórcio, a Administradora poderá cobrar, antecipação de recursos relativos à taxa de administração, visando a cobertura de despesas imediatas vinculadas à venda de cotas do grupo e remuneração de seus parceiros.

É a forma do consorciado antecipar sua contemplação por meio da oferta de um valor, correspondente a certo número de prestações a vencer, ou seja, antecipando parcelas, com o objetivo de aumentar suas chances de contemplação. As contemplações por lance estão condicionadas à disponibilidade de recursos no fundo comum do grupo. Todas as condições para ofertar lance estarão disponibilizadas no termo de aditamento do plano contratado.

Para aquisição do seu consórcio BrQualy você pode entrar em contato pelo 0800 721 2040 e um de nossos especialistas apresentará os melhores planos para a sua necessidade. Em seguida, enviaremos nosso contrato de adesão onde estarão todas as informações sobre o plano contratado e o boleto para o pagamento da primeira parcela. Após a assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela você será alocado no seu grupo e concorrerá na próxima assembleia.

Sim, de duas formas:

  1. Por meio de terceiros quando uma pessoa que já é consorciada e deseja vender sua cota ativa. Neste caso, você negociará diretamente com essa pessoa o pagamento dos valores já pagos por ele na cota e assumirá as demais obrigações financeiras perante a Administradora. A operação será concretizada através de uma transferência de titularidade que somente terá validade após a formalização de documento entre as partes e a Administradora;

 

  1. Diretamente com a Administradora: neste caso, o consorciado admitido em grupo já em andamento, precisará realizar o pagamento das parcelas referentes às assembleias já realizadas até o ato da contratação. As parcelas a vencer serão recolhidas normalmente.  

As parcelas vencidas, pendentes de pagamento no ato da adesão do novo consorciado, deverão ser liquidadas no momento da contemplação, seja ela por lance ou sorteio. A liquidação pode também ser feita em outro momento, conforme negociação formalizada com a Administradora, não podendo em nenhuma hipótese ultrapassar a data da realização da última assembleia do grupo.

Em caso de contemplação por lance, para que ela seja ser confirmada, o valor pago deve cobrir o valor das parcelas referentes às assembleias anteriores a adesão ao grupo de consórcio. Por exemplo, se você entra em um grupo que já tem 5 parcelas vencidas e você ofertar 3 parcelas como lance, deverão ser pagas as 5 parcelas; em uma outra situação, em que você entra em um grupo que já tem 10 parcelas vencidas e você ofertar 15 parcelas como lance, deverão ser pagas as 15 parcelas.

Sobre as taxas

Não, no consórcio você paga uma parcela mensalmente cujo valor será a soma das importâncias referentes aos percentuais estipulados da taxa de administração, fundo comum, seguro prestamista (quando adquirido) e fundo de reserva (quando existente), de acordo com o valor da carta de crédito contratada e o plano para pagamento escolhido (linear ou degrau). Porém, poderão ocorrer reajustes das parcelas de acordo com o valor de mercado do bem/serviço pretendido. Cada grupo possui um índice de reajuste do bem que poderá ser de acordo com o fabricante e/ou com o IPCA (Índice do Preço ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção) e/ou INPC (Índice Nacional do Preço ao Consumidor).

Cobrada mensalmente, a taxa de administração é a remuneração da administradora pelos serviços prestados pela gestão, formação, organização e administração do grupo de consórcio até o encerramento deste. O percentual cobrado varia de acordo com a modalidade de consórcio e prazo escolhido e estará previsto na proposta de adesão. O valor pago a título de taxa de administração não é devolvido em caso de desistência do consórcio.

Corresponde ao valor do bem ou do serviço adquirido pelo consorciado e previsto em contrato dividido pelo número de parcelas do plano contratado. É a parte da mensalidade que corresponde ao valor pago pelo consorciado para formar o capital do grupo. Esse valor, juntamente com os recursos mensais dos demais consorciados, é utilizado para a realização das contemplações do grupo.

O seguro prestamista, é um seguro opcional ao consorciado, oferecido no momento da aquisição da cota com o intuito de assegurar a tranquilidade da família e do grupo, no caso de sinistro do consorciado. A cobertura se dará para os casos de morte natural ou acidental, invalidez permanente e total, por acidente, tendo como objetivo a liquidação/amortização do saldo devedor da operação de consórcio.

Sobre a contemplação

Contemplação é o momento que determinada cota ativa e com pagamentos em dia é escolhida para a aquisição de bem ou serviço. O crédito que será liberado no momento da contemplação corresponde ao valor atualizado do bem ou do serviço na data da sua contemplação. No caso de consorciados excluídos/cancelados, é o momento em que haverá restituição das parcelas.

A contemplação acontece por sorteio ou lance, sendo que, para o consorciado excluído/cancelado, a contemplação somente acontece por sorteio.

Para poder participar da assembleia, o consorciado ativo deverá estar em dia com sua mensalidade.

Evento mensal onde são apurados os contemplados por lance e onde é feito o sorteio da pedra-chave que indicará os demais contemplados do mês de cada grupo. Além disso, acontece o atendimento dos consorciados e prestação de esclarecimentos gerais a respeito do grupo. Você pode acompanhar a transmissão das assembleias pelo link: http://assembleiabrqualy.com.br/ e conferir as próximas assembleias e resultados da BrQualy pelo link: https://brqualy.com.br/duvidas-e-atendimento/resultados-das-assembleias ou pela área logada: https://autoatendimentoconsorcio.com.br/autoatendimentoweb

Os sorteios são feitos por meio de bolas numeradas. A bola sorteada é chamada "pedra-chave" e contempla os consorciados por sorteio de todos os grupos de um mesmo número de meses.

Se, em um grupo, o número da pedra-chave sorteada for de uma cota que já tenha sido contemplada anteriormente, ou que não esteja em dia com os pagamentos, será considerada selecionada a cota de número imediatamente posterior e assim sucessivamente, até que seja identificada a cota vencedora. Quando atingir o último número do Grupo, a sequência numérica seguinte será a pedra 01.

Exemplo: se, em um plano de 60 meses, com 360 participantes, for sorteada a pedra-chave número 04 e, num determinado grupo a cota correspondente tiver algum impedimento, a cota contemplada será a de número 05.

Após a sua confirmação da contemplação por sorteio ou lance, você deverá acessar a plataforma Credita: https://atendimentoconsorcio.com.br/login. Nessa plataforma estarão todos os passos indicados para você conseguir a liberação da sua carta de crédito e poder adquirir seu bem.

O acesso a plataforma do Credita deve ser realizado usando como login o CPF ou CNPJ e a mesma senha de acesso à sua área do consorciado. Ao se logar, clique no botão "Iniciar novo processo". A partir daí você enviará suas informações para análise, escolherá o bem para que este seja analisado, formalizado e então liberado.

Importante: Quando você optar pelo parcelamento do lance, não poderá iniciar o processo no Credita. Desta forma, é necessário quitar todo o lance para aí sim iniciar o processo de liberação.

Sobre a aquisição do bem

Sem problemas! Você pode mudar o valor da sua carta de crédito, caso ainda não tenha sido contemplado, para isso você deve entrar em contato pelos canais: 0800 701 1021. O time de atendimento BrQualy irá analisar se o grupo do qual você participa comporta o novo valor desejado, seja ele maior ou menor. Caso possível, com a mudança do crédito, as prestações já pagas são recalculadas. A diferença refletirá nas prestações a vencer, que podem aumentar ou diminuir conforme a alteração realizada no crédito.

Após a contemplação não é possível alterar o valor do crédito. Nesse caso, se o valor do bem ou serviço exceder o do crédito atualizado, você ficará responsável pelo pagamento da diferença de preço no momento da aquisição do bem. Por outro lado, na hipótese do preço ser inferior ao valor do respectivo crédito, a diferença deverá ser utilizada, a seu critério, para:

  • pagamento de obrigações financeiras, vinculadas ao bem ou serviço, observado o limite total de 10% do valor do crédito objeto da contemplação, relativamente às despesas com transferência de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registro e seguros;
  • quitação das prestações vincendas na forma estabelecida no contrato;
  • devolução do crédito em espécie ao consorciado quando suas obrigações financeiras para com o grupo estiverem integralmente quitadas.

Após finalizar seu processo no Credita, você pode usar o crédito quando desejar, até a última assembleia de contemplação do grupo. O fornecedor do bem é de livre escolha do consorciado. É permitido que você opte pela compra de qualquer outro bem integrante da mesma categoria, desde que esteja dentro das condições a seguir: 

1) Para veículos automotores, a compra de usados é possível, de acordo com as regras estabelecidas em contrato;

2) Qualquer bem móvel ou conjunto de bens móveis, novos, se o contrato estiver referenciado em bens móveis. No contrato referenciado em bem imóvel, a opção do contemplado pode ser qualquer bem imóvel, construído ou na planta, inclusive terreno, ou ainda optar por construção ou reforma, desde que em município em que a administradora opere ou, se autorizado no contrato, em município diverso.

3) Para serviços, o contemplado pode contratar serviço de qualquer natureza.

Não há prazo para a aquisição do bem após a contemplação. Mas, uma vez contemplado, o valor correspondente ao crédito será apartado dos recursos do fundo comum do grupo e receberá rendimentos de aplicação financeira até o momento da sua utilização. Se houver aumento do preço do bem durante esse período e esses recursos forem insuficientes para a sua aquisição, o contemplado terá que arcar com a diferença, caso opte ainda pelo bem referenciado em seu contrato.

Há possibilidade de retirada do crédito em dinheiro?

Sim, caso você opte por receber todo o valor do crédito em dinheiro, a condição, estabelecida pelo Banco Central, é que seja após 180 dias da contemplação e que seu saldo devedor esteja totalmente quitado. O valor também ficará disponível em dinheiro, após o encerramento do grupo, caso você não tenha utilizado o crédito até a última assembleia geral ordinária.

Para que seja feita a retirada, você deverá anexar cópia da documentação de identificação e preencher os campos do Credita com os dados bancários e a renda. A partir de então será feita uma análise e, sendo aprovado, você receberá uma carta autorizando o saque em espécie. Anexa a carta assinada e devidamente preenchida com os dados bancários e grupo/cota, no Credita, o pagamento será realizado em 6 dias úteis.

Sim, a legislação atual permite a quitação total de financiamento de bens e serviços possíveis de serem adquiridos por meio do crédito obtido, com o crédito recebido na contemplação desde que o titular da cota seja o mesmo do titular do financiamento e o valor do financiamento seja menor ou igual ao valor do crédito obtido. Contudo, para grupos formados até 05/02/2009 e que não tenham aderido à nova regulamentação, não é permitido tal procedimento.